Por Marcio Annunciato
Finalmente acabou o primeiro dia do resto das vidas dos grandes contribuintes brasileiros….

Nunca vi os celulares dos profissionais de RH, Consultores, Advogados, entre outros, apitarem tanto!!… E o meu também!!…..

Nunca vi tantos chamados via WhatsApp, SMS, Facebook, LinkedIn e até ligações de voz, tão esquecidas ultimamente… (e viva a tecnologia!)

  • O certificado digital não funciona? Está vencido? E-cac? Como assim, o que é isso??
  • Produção? Produção restrita? Quê?? Não é só apertar o botão?? Resolve isso logo e para de inventar desculpas!!!
  • Ei? Amigo? Quebra um galho? Onde encontro a tabela de códigos para classificar os processos administrativos e judiciais? Tenho que preencher uma planilha que me enviaram não sei pra que, mas tem que ser ainda hoje…
  • Não estou entendendo… sempre recolhi 1% de RAT, mas o S-1000 foi recusado e disse que tenho que recolher 3%!
  • O pessoal do Tributário viu hoje na caixa postal de um tal de E-cac que a empresa não enviou nenhum arquivo para o eSocial, mas a gente não faturou menos de R$ 78 milhões em 2016….
  • Tem que considerar as receitas não operacionais da ECF na conta?? Hein?? Que qué isso??

Esses foram alguns dos exemplos que ouvimos ao longo do dia de profissionais de RH, TI, Jurídico, Tributário, entre outros, e dos mais diversos escalões, dos grandes contribuintes do Brasil…

E aqui não estamos desmerecendo o sofrimento de ninguém, ao contrário, vivemos juntos esse sofrimento…

As horas e horas da burocracia brasileira perdidas no cumprimento de obrigações tributárias, em grande medida, impediu uma preparação eficaz de grande parte dos grandes contribuintes

Por outro lado, a crença de que “no final tudo dá certo”, ficou um pouco abalada, e percebeu que é necessário ao menos um pouco de planejamento, capacitação e integração para as coisas saírem, pelo menos, com menos sofrimento…

Ufa!!!… 00:10…. 01/03/2018… acabou… vou dormir tranquilo agora…#sqn!!

Daqui a pouco começa a segunda fase, o envio dos eventos não periódicos, aqueles que, dependendo da situação, devem ser enviados todos os dias…

Aceite… não é o eSocial que chegou, e sim a necessidade de uma nova forma de administrar pessoas e fornecedores, afinal de contas, a EFD-Reinf e a DCTF-web começam logo, logo!

“Ahh!! Que bom que não sou grande contribuinte! Tenho muito tempo pra me preparar até Julho… Isso é problema do meu contador…”

Será??!!

01/03/2018