Todos os exames complementares são realizados na própria sede da ESAME.

Audiometria

A audiometria ocupacional é um exame realizado por médicos ou fonoaudiólogos por meio de um equipamento chamado audiômetro, utilizando uma cabine acústica. O audiômetro deve ter certificado de aferição acústica e, se necessária, a calibração, com prazo de validade de 12 meses. A cabine acústica deve ser devidamente certificada, a fim de garantir o isolamento adequado, conforme determinação legal (Portaria SSST 19/1998). A audiometria tem como objetivo avaliar a audição dos trabalhadores e detectar possíveis alterações. O funcionário deve realizar o exame antes da exposição ao ruído, sendo necessário um repouso auditivo mínimo de 14 horas e este exame deve ser realizado em todos os trabalhadores que exerçam ou irão exercer atividades em ambientes ruidosos.

Além de verificar as alterações ocorridas no limiar auditivo dos trabalhadores expostos ao ruído, este tipo de exame subsidia o Programa de Conservação da Audição (PCA), que é um conjunto de ações coordenadas de segurança e saúde, cujo objetivo é prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais e reduzir os custos com insalubridade e processos trabalhistas, ressaltando que o PCA visa prioritariamente a redução do nível de ruído através de intervenções no ambiente de trabalho e/ou nas máquinas ou processos ruidosos, restando a proteção individual do trabalhador e a necessidade de controle audiométrico como os últimos recursos disponíveis.

  •  

Eletroencefalograma

Registro gráfico das correntes elétricas cerebrais que pode indicar alterações ou não no comprometimento da função cerebral. A sua principal indicação reside no diagnóstico das Epilepsias, podendo também indicar outros tipos de disfunção cerebral.

Na Saúde Ocupacional o seu uso é voltado principalmente para a avaliação do risco do trabalho em altura, espaços confinados ou operações de máquinas e/ou transporte de passageiros e cargas.

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é um teste que registra a atividade elétrica do coração, auxiliando o diagnóstico de alterações nos batimentos cardíacos, na função e/ou na estrutura anatômica do coração. São os estímulos elétricos que fazem o músculo cardíaco contrair, à medida que percorrem toda a extensão do coração. A cada batimento cardíaco, ocorre a contração e o bombeamento de sangue para todo o corpo. O eletrocardiograma mostra a frequência das contrações (batimentos) por minuto e o seu ritmo. Ele ainda fornece várias outras informações, através da análise dos sinais elétricos. Alterações na atividade elétrica cardíaca sugerem que há problemas com o coração.

Resultados anormais de ECG podem indicar a presença de doenças cardíacas, que podem gerar risco para trabalhos em altura, espaços confinados ou operações de máquinas e/ou transporte de passageiros e cargas.

Exames Laboratoriais

Conjunto de exames e testes realizados a pedido do médico do trabalho, de acordo com os riscos a que estão expostos os trabalhadores, tais como diversos exames de sangue, urina ou fezes. Alguns destes exames servem para avaliar o grau de exposição a determinado produto químico, sem necessariamente caracterizar doença. Entretanto, outros têm significado clínico próprio, decorrente da exposição elevada a determinado agente agressor suspeito, de modo a estabelecer o diagnóstico de doença ocupacional.

São exemplos de exames laboratoriais frequentemente solicitados: Hemograma; TGO / TGP; Glicemia; Colinesterase; Chumbo; Urina Tipo I; Ácido Hipurico; Ácido Metil Hipurico; Protoparasitológico (Fezes); Coprocultura.

 

  •  

Espirometria

É um teste que permite aferir o fluxo de ar nas vias aéreas ou nos brônquios, que são os responsáveis pelo transporte do ar para os pulmões, comparando os resultados obtidos com os de pessoas saudáveis que tenham a mesma idade. Este exame auxilia no diagnóstico da realização do exame médico clínico ocupacional.

A espirometria tem como indicação: a investigação de sintomas respiratórios (tosse, falta de ar e sibilância), o diagnóstico e a avaliação de asma, a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), a incapacidade funcional e a avaliação e diagnóstico de doenças respiratórias relacionadas ao trabalho.

Nossa História

A ESAME iniciou suas atividades em julho de 1983, atuando de forma pioneira na terceirização de ambulatórios médicos…

Saiba Mais

Terceirização de Ambulatórios

O objetivo primordial da implantação do Ambulatório Médico ESAME é proporcionar ao cliente…

Saiba Mais

Manual do Cliente

 Para usufruir ainda melhor de nossos serviços, leia este manual, pois ele contém todas as orientações necessárias…

Download

Links Relacionados

Acesse e saiba dos principais sites na área de Saúde e Segurança no Trabalho…

Saiba Mais